A ICE 2025 reuniu especialistas, representantes governamentais e profissionais do setor do petróleo e gás. O evento, um dos mais relevantes do setor no cenário internacional, procurou debater a utilização responsável de recursos naturais e os caminhos para estabelecer uma transição energética estratégica, que garanta o desenvolvimento sustentável.
O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, com foco na reflexão sobre como atender às demandas atuais do setor energético a partir de modelos ambientalmente duráveis.
A edição deste ano também buscou ressaltar o papel central da geociência na transição energética, e contou com a realização da Petrobrás e da Associação Brasileira de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do apoio da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP).
Participação do ECOA
Nosso Gerente de Projetos, Desenvolvimento e Inovação, Ítalo Matias, e o Fábio Pontes estiveram presentes representando o Instituto ECOA.
A participação foi marcada pela publicação do pôster “Application of Deep Learning for Vitrinite Identification”, fruto de um intenso trabalho colaborativo entre a PUC-Rio e a Petrobras.
Também pudemos estar com parceiros de pesquisa, como o LADETEC e a Unisinos, ampliando horizontes para projetos conjuntos e trocas de conhecimento.


