IGNIÇÃO
PETROBRAS

Protegido: 5º Ciclo

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo.

As principais frentes de atuação são:

Orquestração e interoperabilidade de fontes de informação:

mapear e conectar repositórios existentes; eliminar duplicidades quando necessário, permitindo abordagens distribuídas que compartilhem taxonomias e metadados comuns.

Localização inteligente da informação para facilidade de acesso e engajamento:

manter a relevância contextual e a segmentação da informação, priorizando conteúdo com base na demanda e no perfil do usuário (audiência), usando técnicas de marketing interno e definição de personas.

Governança de conteúdo e curadoria:

definir responsáveis por cada conjunto de informações, Acordo de Nível de Serviço (ANS/SLA) de atualização e trilhas de auditoria.

Orquestração de Competências

garantir disponibilidade de cientistas e especialistas, mesmo sem experiência prévia na atividade, por meio de capacitação e mentoria

Integração de Soluções e Escalabilidade

implementar ciclos de retroalimentação que otimizem parâmetros experimentais, reduzam amostras e acelerem a entrega de resultados às áreas demandantes

Abaixo as soluções apresentadas neste ciclo

Demoday
Liza
A Liza é uma extensão/aplicativo do Microsoft Teams que funciona como um sistema de visualização e notificação personalizada e acionável do fluxo de contratações do CENPES. Atua como um interlocutor, notificando de forma interativa sempre que o prazo está sob sua responsabilidade, orientando no correto preenchimento dos documentos e alertando ao próximo responsável da etapa seguinte.
Carlos Mafra (Design | UFRJ)
Jade de Paula (Engenharia Elétrica | UERJ, Psicologia | UNESA)
Lucas Thurler (Engenharia da Computação | PUC-Rio)
Tiago Martins (Ciências da Natureza | UNIRIO)
Carlos Beckman
unloop.
O unloop. é uma extensão integrada ao SharePoint que aprimora a eficiência na busca por informações, assegura maior confiabilidade aos processos e proporciona uma curadoria de documentos mais precisa e transparente. A solução verifica a existência de documentos similares dentro da plataforma e alerta o usuário que realiza o upload, sobre a similaridade de arquivos. Isso possibilita que seja feita uma substituição, mantendo, assim, a versão mais atualizada do arquivo e evita duplicidades, além de manter a base de dados atualizada.
Beatriz Moraes (Ciência da Computação | UERJ)
Carina Estefano (Comunicação Visual Design | UFRJ)
Vinicius Vieira (Administração | PUC-Rio)
Danusa Rego Prado
Kipup
O Kipup é um plugin do Microsoft Teams que reúne, em uma timeline interativa, as informações administrativas e financeiras de projetos de PD&I. Ele coleta dados de marcos e mensagens trocadas entre a equipe, que estavam dispersas em diferentes plataformas— como o próprio Teams, o Outlook e o SIGITEC— os organizando de forma destacada e rastreável para gerentes e interlocutores técnicos, fortalecendo a governança e a rastreabilidade dos projetos.
Ágatha Sirigni (Letras | PUC-Rio)
Bruno Levy (Administração | PUC-Rio)
João Pedro Feijóo (Ciência da Computação | PUC-Rio)
Nathan Alexandre (Design | UFRJ)
Luciano de Carvalho Maia
Propy
O Propy é uma extensão do Teams que importa dados e documentos do MAP-E e SIGITEC. Com base nas informações coletadas, ele lista projetos com que apresentem potenciais de patenteamento (de acordo com os conceitos de Inovação, Aplicação Industrial e Novidade, definidos pelo INPI). A tabela lista o nome do projeto e o responsável da pesquisa. Quando o Gestor selecionar quais projetos dar continuidade no processo de patenteamento, o respectivo pesquisador receberá um convite via Teams, o incentivando a engajar na elaboração de Rascunho de NI (Nova Invenção). Então, após reconhecer o potencial do projeto, o pesquisador terá os campos de pergunta identificados pelo Propy, já preenchidos, e auxilio na resposta dos que ainda precisa completar, facilitando o processo de geração do documento.
Brenda da Hora (Design | UFRJ)
Enzo Abate (Ciência da Computação | PUC-Rio)
Lucca Sznaider (Ciência da Computação | PUC-Rio)
Fernanda Fatima Scuidere
Prisma
O PRISMA é uma WebPart inteligente para SharePoint que transforma conteúdo de páginas em múltiplos formatos educacionais, conectando usuários e gestores a recursos de IA generativa em uma plataforma integrada. Com ele, o usuário tem a possibilidade de processar conteúdo textual e gerar automaticamente resumos, apresentações em slides, áudio narrado, podcasts dialogados, relatórios estruturados e bullet points, com acompanhamento em tempo real do processamento. Pelo lado técnico, o sistema utiliza a API da OpenAI para análise de conteúdo e geração de materiais, classificando os artefatos em: Texto (resumos, relatórios, bullets), Áudio (narrações e podcasts com múltiplas vozes), Visual (apresentações PowerPoint) e Mapas Conceituais (diagramas SVG/PNG). Durante o processo de transformação, o sistema oferece recursos de fallback inteligente e modo demonstração para garantir maior precisão e disponibilidade no processo.
Felipe Antelo (Engenharia da Computação | PUC-Rio)
Marcelle Capilla (Design | PUC-Rio)
Maria Fernanda Siqueira (Design | UFRJ)
Pedro Loschi (Ciência de Computação | PUC-Rio)
André Raul Fuly
plin
O Plin é uma aplicação desenvolvida para o ambiente Microsoft, que centraliza e organiza os comunicados corporativos em uma página no SharePoint. Cada novo comunicado publicado pelo Plin gera automaticamente uma notificação no Teams, ampliando sua visibilidade e alcance. Além disso, o sistema coleta dados de engajamento — como aberturas, visualizações, comentários, compartilhamentos e respostas a feedbacks — permitindo análises que apoiam a definição de personas e o direcionamento estratégico das comunicações internas.
María Macedo (Design | UFRJ)
Marina Barreto (Relações Internacionais | UVA)
Pedro Consales (Ciência de Computação | PUC-Rio)
Oder Ana Souhami
Dokis
O Dokis é uma API integrável a diversas plataformas e sistemas, desenvolvida para comparar documentos e verificar sua conformidade com os padrões da ANP, IBAMA e Petrobras. Utilizando uma análise semântica avançada, o Dokis se baseia em um banco de dados especializado que identifica versões mais recentes e realiza comparações inteligentes entre conteúdos. Com ele, o usuário pode comparar documentos para detectar inconsistências ou verificar automaticamente se estão de acordo com as normas vigentes, garantindo precisão e padronização em seus processos documentais.
Anna Clara Mathias (Design | PUC-Rio)
João Victor Rangel (Engenharia da Computação | PUC-Rio)
Gabriel Carvalho (Engenharia Mecânica | PUC-Rio)
Viktor Joaquim (Artes Cênicas | PUC-Rio)
Ana Paula de Oliveira

O Projeto Ignição Petrobras é um Programa de Inovação Tecnológica promovido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para fomentar a experimentação, desafiando jovens a co-criarem soluções para a transformação digital do setor de óleo e gás.

O programa tem duração de 12 meses e é organizado em ciclos, que tem uma inspiração e foco da investigação e proposição de solução dos times.

Durante o decorrer de cada ciclo temos o Pitch Day. Neste dia, os times apresentam as soluções desenvolvidas no ciclo para os profissionais da Petrobras, a fim de de promover a divulgação, identificação de parceiros de negócio e possíveis aplicações nas áreas da Petrobras.