Tecnologia focada em promover a transformação da sociedade!
Durante a Rio Innovation Week, o maior evento de inovação da América Latina, que reúne o setor público, empresas, academia e sociedade civil, foram firmadas diversas parceiras para impulsionar o Rio AI City, que vai tornar o Rio a primeira AI City da América Latina.
Hub de inovação no Rio de Janeiro
Uma delas é o Rio.IA, localizado no Porto Maravalley, que será um hub de inovação voltado para inteligência artificial, estimulando a neoindustrialização e o fomento de startups com foco DeepTech. Ele é parte das ações voltadas para posicionar a cidade do Rio como provedora de inteligência artificial.
A PUC-Rio, por meio do Instituto ECOA, firmou uma parceria estratégica com a Prefeitura do Rio e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para executar esse projeto.
O vice-reitor de Desenvolvimento e Inovação da Universidade, Marcelo Gattass, e o diretor do Instituto ECOA PUC-Rio, Rafael Nasser, estiveram na cerimônia que formalizou a criação do programa. Participaram também, o prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque.
Como funciona o Rio.IA?
É um ecossistema que visa conectar talentos e fomentar negócios, envolvendo grandes empresas, startups, pesquisadores e estudantes que poderão construir soluções capazes de impactar positivamente a sociedade.
O espaço oferecerá estrutura, mentoria e serviços para o desenvolvimento de soluções e o crescimento dos negócios.
Os principais objetivos da iniciativa são:
• Acelerar a adoção de IA
• Desenvolver talentos
• Fomentar o empreendedorismo
• Promover pesquisa aplicada
O lançamento do Rio.IA com a participação do Instituto ECOA e da PUC-Rio reafirma o compromisso da Universidade de gerar impacto positivo aproximando os saberes acadêmicos dos desafios da sociedade.
IA e Industrialização
Rafael Nasser também participou do painel “Inovação pública e nova indústria: IA como motor de desenvolvimento”, que abordou como a Inteligência Artificial pode impulsionar o desenvolvimento industrial.