No dia 8 de julho, aconteceu na PUC-Rio o evento China-Rio: Pontes para Inovação. A proposta foi reunir diferentes setores para discutir as relações entre Brasil e China a partir de temas que estão no centro das transformações atuais: geopolítica, tecnologia, transição energética e desenvolvimento industrial.
A programação foi dividida em quatro painéis ao longo do dia. Pela manhã, os debates abordaram o cenário geopolítico e as novas tecnologias ligadas ao crescimento econômico. Durante a tarde, os participantes discutiram o futuro da indústria petrolífera e os desafios da transição energética.
Ao todo, participaram mais de 20 nomes, entre especialistas, autoridades e representantes de instituições públicas e privadas, como os keynotes speakers Luis Manuel Rebelo Fernandes, Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Maria Assunção Dória, Gerente Executiva de Reservatórios da Petrobras. Estiveram presentes também o patrocinador do evento, Sidney Levy, presidente da Invest.Rio, e os palestrantes Luana Miranda, Economista Sênior do Banco BOCOM BBM; Yu Yao, diretor do escritório do Rio da ZTE; Cao Minquan, Gerente Geral Adjunto de Serviço Especializado da CNPC Brasil; e Claudia Trevisan, Diretora Executiva do CEBC.
O objetivo foi ampliar o diálogo entre governo, universidade e mercado, reforçando a importância da cooperação internacional como estratégia para lidar com mudanças globais.
O evento também buscou destacar o papel do Rio de Janeiro nas articulações entre Brasil e China, com foco em inovação, sustentabilidade e cultura.
A gravação está disponível na plataforma de vídeos da PUC-Rio.