logoMdt

MASTER IN DIGITAL
TRANSFORMATION

Curso de Especialização em Transformação Digital

PÓS GRADUAÇÃO Lato Sensu | 360 HORAS

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

FORMANDO
LÍDERES PARA A
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Nesta pós-graduação em formato híbrido (estudo individual online no seu tempo, aulas online ao vivo e dinâmicas presenciais), você irá adquirir as competências para liderar jornadas inovadoras de transformação digital dentro da sua organização.

Para que isso ocorra, terá suporte durante o curso para criar diversos projetos, como: de Gestão da Inovação, de conexão do negócio com o ecossistema de inovação, de Análise de Dados e analytics para Gestão Estratégica, de Metodologias Ágeis, de desenvolvimento de produtos digitais, de conexão com startups e o ecossistema de inovação, de mudança de Cultura Organizacional, e tudo isso conhecendo exemplos de sucesso e de fracasso ao adotar tecnologias emergentes.

São muitas as oportunidades e ameaças, mas somente transpassando as fronteiras persistentes entre a gestão e a tecnologia, você estará preparado para superar os desafios e liderar essa transformação, promovendo mudanças nos processos e até criando novos modelos de negócio, produtos e serviços.

OBJETIVOS

1

Capacitar líderes em transformação digital

2

Proporcionar intimidade com tecnologias emergentes

3

Fornecer ferramental metodológico para transformação digital

4

Provocar mudança de cultura para a jornada digital

5

Conhecer experiências diversificadas de sucesso e fracasso

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com nível superior que queiram aproveitar as oportunidades do universo digital para revolucionar seus negócios; jovens profissionais que desejam se preparar para assumir posições de liderança digital; responsáveis por atividades digitais da empresa; profissionais que desejam impulsionar suas carreiras e aprofundar seus conhecimentos.

TECNOLOGIAS

CIÊNCIA DE DADOS

INTERNET DAS COISAS

BLOCKCHAIN E CONTRATOS INTELIGENTES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

DESIGN THINKING

MÉTODOS ÁGEIS

LEAN STARTUP

INOVAÇÃO ABERTA

ESTRUTURA DO CURSO

O curso é estruturado em 10 (dez) disciplinas online de 36 horas cada:

2 (duas) disciplinas de seminários (em amarelo no diagrama acima), com conteúdos diversificados e enriquecedores, que serão integralmente oferecidas em trilha exclusiva disponível na plataforma de streaming de vídeos educacionais da PUC-Rio, onde os alunos poderão assistir no lugar e horário que desejarem as palestras e outros conteúdos selecionados pela curadoria da coordenação. Cada aluno poderá customizar sua jornada em função dos seus interesses, uma vez que são oferecidos mais conteúdos que a carga horária obrigatória de cada disciplina. A avaliação de cada uma destas disciplinas é complementada por um trabalho individual final do aluno.

4 (quatro) disciplinas para fornecer ferramental metodológico e desenvolver competências essenciais para a liderança de projetos de transformação digital (em preto no diagrama acima) e 4 (quatro) disciplinas que proporcionam intimidade com tecnologias emergentes, contando com atividades práticas para experimentação das tecnologias e compreensão em maior profundidade (em azul no diagrama acima). Essas disciplinas são organizadas em:

a

encontros presenciais aos sábados pela manhã (8:30 às 12:30), no Campus da PUC-Rio na Gávea, com periodicidade quinzenal;

b

aulas semanais ao vivo pela plataforma Zoom, nas quintas-feiras a noite (19h às 21h), que são gravadas e disponibilizadas aos alunos para consulta posterior;

c

conteúdos para estudo individual (vídeo aulas, exercícios, leituras, etc.) e trabalhos em grupo, disponibilizados no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio, para serem consumidos / realizados de forma remota e assíncrona, respeitando o tempo e os momentos de cada aluno, dentro do cronograma de cada disciplina. E em cada disciplina o aluno desenvolverá um trabalho individual e/ou em grupo para avaliação final da disciplina. Ao longo do curso, o participante deve ainda desenvolver seu projeto de transformação digital, com orientação dos professores, que deverá ser aprovado, junto a conclusão de todas as matérias com êxito, para conclusão do curso.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao aluno caminhos para extrair valor dos dados na sua indústria, o que pode apoiar seus processos de tomada de decisão nesse universo digital e até permitir a criação de novos modelos de negócio, ampliando assim sua capacidade analítica como líder da transformação digital.

EMENTA
Introdução e aplicações de Ciência de Dados; Contextualização, habilidades necessárias, desafios, técnicas e ferramentas relacionadas; Ciclo de um projeto de Ciência de Dados; Conceitos Estatísticos; Tipos de Problemas de Ciência de Dados; Introdução a programação e ferramentas para Ciência de Dados; Boas práticas para aquisição, limpeza e enriquecimento de dados; Análise Exploratória de Dados; Analytics/Insights; Experimentação de aplicações baseadas em dados.

OBJETIVO
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a percepção de potencialidades de negócios digitais com Internet das Coisas, não apenas do ponto de vista teórico, mas promovendo a experimentação prática do uso desta tecnologia, apresentando uma ampla visão da área, suas complexidades e oportunidades, e abordando aspectos de hardware, software e comunicação.

EMENTA
Conceitos, escopo, definições e visões; Elementos em IoT: redes, dispositivos, programação, dados, etc.; Plataformas para IoT; Modelos e padrões de comunicação sem fio aplicáveis a IoT; Estado da Arte, cenários e aplicações; Implicações e Oportunidades de Negócios; IoT alinhada à estratégia de negócios.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a tecnologia blockchain, os sistemas de registros distribuídos (DLT) e os contratos inteligentes, conferindo ainda maior compreensão do mundo das criptomoedas, o que abre a mente destes líderes para futuros modelos de negócio e oportunidade de repensar processos de sua empresa.

EMENTA
Fundamentos do Blockchain; Fundamentos de Contratos Inteligentes; Programação de Contratos Inteligentes; Modelos de Negócio com Contratos Inteligentes; Revisão de Processos com Contratos Inteligentes; Prototipação de Contratos Inteligentes.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo desmistificar a Inteligência Artificial, apresentando e experimentando algoritmos de Aprendizado Automático (Machine Learning) e outras técnicas e tecnologias que estão disponíveis para agregar valor aos modelos de negócio digitais. Será exposto como os métodos de Inteligência Artificial e de Aprendizado Automático contribuiu, contribui e contribuirá para a evolução de diferentes indústrias.

EMENTA
Introdução a Inteligência Artificial e Aprendizado Automático: conceitos, caracterização, soluções e desafios; Aprendizado automático: caracterização dos métodos supervisionados e não-supervisionados; o problema de classificação e de regressão; o problema de agrupamento; Processamento de Linguagem Natural: conceitos, ontologias, tarefas de etiquetagem de classe grammatical (POS-Tagging), reconhecimento de entidades nomeadas (Named Entity Recognition) e de extração de relações (Relation Extraction); Interpretabilidade dos modelos de Aprendizado Automático; Sistemas conversacionais: conceitos, experimentação; – Sistemas de recomendação; Aplicações e casos de estudos de IA.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os alunos em metodologias e técnicas que apoiam o desenvolvimento de modelos de negócios digitais para aplicação nas organizações de forma estratégica afim de contextualizá-las na Transformação Digital.

EMENTA
Conceitos Básicos para Inovação Corporativa; Open Innovation; Atores do Ecossistema de Inovação e suas interações; Nova Economia – Impactos da Transformação Digital nas Organizações; Gestão da Inovação nas Organizações Modernas; Plataformas Digitais; Novos Modelos de Negócios; Modelagem de Negócios aplicando conceitos: Design Thinking; Design Sprint; Business Model Canvas; Lean Startup; (PBL) Problem Based Learning e (TBL) Team Based Learning.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver o potencial intraempreendedor do aluno equipando-o com técnicas e ferramentas emocionais e cognitivas para essa jornada.

EMENTA
A jornada do fundador/empreendedor; Habilidades e comportamentos empreendedores; Alinhamento de propósito e estratégia; Desmistificação de inovação e criatividade; Proposta Única de Valor; Economia da Atenção; Inteligência Emocional; Tomada de decisão e economia comportamental; Gestão e mindset empreendedor; Técnicas de pitching e argumentação; Conceitos fundamentais de marketing para a empresa inovadora; Modelagem de negócios: Lean Canvas.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar técnicas e metodologias que estão impulsionando inovações nesse universo digital.

EMENTA
Fundamentos e introdução às metodologias ágeis; conceitos e melhores práticas de Scrum, Lean e Kanban; conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano; as diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais; Ensino e Aprendizagem Baseado em Desafios; Vivência de todas as etapas do processo de design thinking e prototipação rápida; novas formas de engajamento e trabalho; experiências e aprendizados da mudança para o mindset digital; gestão da mudança.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma visão de design de experiência centrada no cliente, com técnicas de design que são aliadas do negócio.

EMENTA
Customer Centricity: Definição de Customer Centricity. Da gestão Product-Centric para a Customer-Centric. O cliente como centro da filosofia do negócio. Casos e melhores práticas de empresas centradas no cliente. Reflexões sobre os pilares de Customer Centricity.; Customer Experience Design: Os conceitos de Costumer Experience (CX) e Experience Design (XD). Jornada do Consumidor: princípios, abordagens e mapeamento. Definindo estratégias de experiência do cliente. Customer Personas. Mapa de Empatia. Experiência Ideal do Serviço.; Customer Experience Management: Definição de Custumer Experience Management (CEM). Benefícios da gestão eficiente da experiência do cliente. A metodologia Voice of the Customer (VOC). Customer Insight: as tendências do comportamento. Métricas, medição & ROI.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, abrindo assim os horizontes do aluno sobre o potencial de realização de sua liderança e inspirando-o a triar do papel o que aprendeu. Essa disciplina conta com uma programação ampla de convidados e diferentes formatos de conteúdo áudio, visual e textual.

EMENTA
Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.

OBJETIVO
Esta disciplina tem como objetivo continuar apresentando casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, dando continuidade ao Seminários Online de Transformação Digital I.

EMENTA
Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.

Ao longo do curso o aluno deve desenvolver um projeto de transformação digital, envolvendo uma das tecnologias apresentadas. Cada aluno será orientado por um dos professores do curso. A entrega deste projeto equivale ao Trabalho de Conclusão de Curso.

DEDICAÇÃO SEMANAL

2
horas

ONLINE
AO VIVO

0 - 4
horas

PRESENCIAL

1 - 5
horas

ASSÍNCRONO

8
horas

ESTIMATIVA DE
DEDICAÇÃO SEMANAL

ONLINE
AO VIVO

PRESENCIAL

ASSÍNCRONO

ESTIMATIVA DE DEDICAÇÃO SEMANAL

PROFESSORES

Bruno Grossman

Débora Cardador, D.Sc

Dan S. Reznik, PhD

Gustavo Robichez de Carvalho, D.Sc

Italo Matias, D.Sc

Marcelo Pereira, D.Sc

Rafael Nasser, D.Sc

Ricardo Yogui, M.Sc

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandre Tenenbaum

Armando Cavanha

Caitlin Molholland

Hugo Fuks

Isabella Frajhof

Larissa Cruz

Lygia Magacho

Maria Isabel Guimarães

Renato Jesus

Ronnie Paskin

Sergei Beserra

Victor Venâncio

PROFESSORES

Bruno Grossman

Débora Cardador, D.Sc

Dan S. Reznik, PhD

Gustavo Robichez de Carvalho, D.Sc

Italo Matias, D.Sc

Marcelo Pereira, D.Sc

Rafael Nasser, D.Sc

Ricardo Yogui, M.Sc

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandre Tenenbaum

Armando Cavanha

Caitlin Molholland

Hugo Fuks

Isabella Frajhof

Larissa Cruz

Lygia Magacho

Maria Isabel Guimarães

Renato Jesus

Ronnie Paskin

Sergei Beserra

Victor Venâncio

VÍDEOS

PALESTRAS E VÍDEOS RELACIONADOS

NA MÍDIA

VALOR ECONÔMICO

INVESTIMENTO

Clique aqui para consultar o investimento para participar da próxima turma e outras informações complementares.

DURAÇÃO

18 Meses

PREVISÃO DE INÍCIO

01 de fevereiro de 2025

*Sujeito a alterações a exclusivo critério da coordenação

Recesso/Feriado

Sem aula síncrona

VÍDEOS

PALESTRAS E VÍDEOS RELACIONADOS

NA MÍDIA

VALOR ECONÔMICO

INVESTIMENTO

Clique aqui para consultar o investimento para participar da próxima turma e outras informações complementares.

DURAÇÃO

18 Meses

PREVISÃO DE INÍCIO

01 de fevereiro de 2025

*Sujeito a alterações a exclusivo critério da coordenação

Recesso/Feriado

Sem aula síncrona

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!
CONHEÇA MAIS DETALHES
E INSCREVA-SE.

REALIZAÇÃO