CPSI – O poder da tecnologia no setor público

Promover avanços tecnológicos em áreas como a gestão pública pode, muitas vezes, ser visto como um desafio. Grandes organizações, como administrações municipais, costumam enfrentar barreiras para implementar mudanças rápidas, como processos burocráticos e até mesmo a falta de recursos.

Um dos caminhos encontrados para fortalecer essa cooperação foi o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. Criado em 2021, a lei apresenta instrumentos regulatórios que incentivam parcerias estratégicas.

Desafio Rio e Instituto ECOA

Para ampliar o debate sobre a colaboração entre os setores público e privado, o Instituto ECOA PUC-Rio promoveu o workshop “Alavancando empreendimentos com CPSI”.

A atividade foi guiada pelo Bernardo Ainbinder, Subsecretário de Empreendedorismo e Inovação e contou com a participação da Luiza Martins, supervisora da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo da PUC-Rio. A dinâmica apresentou os principais caminhos que devem ser seguidos para potencializar os projetos.

Iremos apoiar as empresas que participarem do Desafio Rio por meio de mentorias focadas em permitir que os negócios alcancem o nível de maturidade suficiente para chegarem ao mercado.

Como funciona o CPSI

O modelo segue uma lógica simples: projetos inovadores são contratados, mesmo que ainda em fase de desenvolvimento, e testados em ambiente controlado. Caso apresentem resultados positivos, eles passam a ser implementados de forma ampla.

Benefícios

O CPSI promove mudanças que estimulam a inovação gerando benefícios como:

CPSI no Rio de Janeiro

Áreas como saúde, educação e mobilidade pedem transformações inovadoras, que podem ser pensadas em universidades e empresas tecnológicas.

É pensando nesse cenário de inovação que surge o Desafio Rio, programa piloto de Compras Públicas de Inovação. Ao investir no CPSI, o município busca, além de ampliar a modernização no setor público, se posicionar como um exemplo de soluções tecnológicas com impacto social efetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Assine a nossa newsletter!

E mantenha-se
sempre atualizado