Nina Guelman, de apenas 13 anos, é a estudante mais nova da América Latina, a conquistar uma vaga na conferência anual da Apple, desde que a competição foi lançada em 2022.
O desafio reúne estudantes do mundo inteiro, e entre todos os inscritos, 350 são escolhidos por desenvolverem apps com alto nível de inovação, criatividade e impacto social. Desses, 50 recebem uma menção de destaque e são convidados para estarem presentes no evento oficial da Apple.
Os Distinguished Winners têm a chance de acompanhar de perto painéis, laboratórios práticos e também conhecer em primeira mão os novos produtos da empresa que são apresentados no WWDC (Worldwide Developers Conference), conferência anual organizada pela Apple para desenvolvedores e profissionais de tecnologia.
“Desenvolver o meu aplicativo foi muito gratificante, uma vez que consegui unir duas áreas que adoro: programação e arte. Como queria criar um jogo para crianças, busquei um formato simples, intuitivo e divertido. Resolvi criar todos os elementos visuais — ilustrações e vídeos — por conta própria, usando aplicativos de animação e desenho. Ao criar o Earthling, meu objetivo era de ajudar a formar consciência sobre um estilo de vida sustentável!” – Nina Gelman, estudante do ensino fundamental do Colégio Eliezer Marx.
Para construir o aplicativo Earthling, palavra inglesa para terráqueo, Nina participou de um curso de desenvolvimento de aplicativos oferecido gratuitamente pela PUC-Rio. O curso faz parte do programa TIC em trilhas*, coordenado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, em parceria com a Softex e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Lá, ela pode desenvolver o jogo que transporta os jogadores para o ano de 2498, quando a humanidade teria abandonado a Terra. Ao longo da jornada, é possível percorrer os continentes, realizando missões simples para avançar nos níveis. Ao final da aventura, o planeta está restaurado e pronto para receber novamente a vida humana. Através de uma série de minijogos, o Earthling ensina a crianças princípios de reciclagem, aquecimento global, energia limpa e biodiversidade.
Durante um mês, os mentores do Instituto ECOA PUC-Rio ensinaram sobre desenvolvimento na linguagem Swift, experiência do usuário, design de interfaces e storytelling para que os participantes pudessem criar um aplicativo e se inscrever no Swift Student Challenge. Até hoje, 129 projetos que nasceram no Instituto já foram selecionados pela Apple nessa competição.
“Ver a Nina ter essa conquista é sensacional. Precisamos resgatar o interesse pelas áreas mais técnicas nos jovens e em profissionais de todas as idades. Nosso papel é oferecer orientação, recursos e incentivos, mostrando que é possível transformar o que aprendem em resultados concretos. Nesse curso, mesmo os participantes que não tinham experiência nenhuma em programação criaram aplicativos incríveis. “- afirma Rafael Nasser, diretor do Instituto ECOA PUC-Rio.
TIC em trilhas – Nesse programa são oferecidas inúmeras oportunidades gratuitas de aprendizagem para aproximar estudantes e profissionais de diferentes idades e trajetórias, com as carreiras relacionadas a tecnologias, onde o mercado está ávido por talentos.