PUC-Rio sedia o evento China-Rio Pontes para Inovação

No dia 8 de julho de 2025, a PUC-Rio foi palco de um encontro que marcou a agenda da inovação e da cooperação internacional: o evento China-Rio: Pontes para Inovação. Realizado no auditório RDC, o encontro reuniu especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes de grandes empresas para debater os caminhos da geopolítica, tecnologia, energia e desenvolvimento sustentável. Mais de 20 nomes de destaque estiveram presentes, reforçando o papel do Rio de Janeiro como um hub de cultura, inovação e cooperação internacional.

O objetivo foi ampliar o diálogo entre governo, universidade e mercado, reforçando a importância da cooperação internacional como estratégia para lidar com mudanças globais e destacando o papel do Rio de Janeiro nas articulações entre Brasil e China, com foco em inovação, sustentabilidade e cultura.

A abertura contou com a presença do Padre Anderson Pedroso, SJ, reitor da PUC-Rio, seguida da fala do keynote speaker Luis Manuel Rebelo Fernandes, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O primeiro painel trouxe reflexões sobre o cenário geopolítico e a cooperação estratégica entre Brasil e China, com a participação de Luiz Augusto Castro Neves, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Luana Miranda, economista sênior do Banco BOCOM BBM, Sidney Levy, presidente da Invest.Rio, e o diplomata Marcos Caramuru de Paiva, do CEBRI/CEBC. O debate foi mediado pelo professor Carlos Frederico Coelho, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, que destacou o papel do Rio como ponte para o fortalecimento das relações bilaterais.


Na sequência, o foco se voltou para as novas tecnologias indutoras de desenvolvimento, em um painel mediado pelo Rafael Nasser, diretor do Instituto ECOA PUC-Rio, que contou com nomes como Gustavo Niskier, diretor de Assuntos Internacionais, Elias Jabbour, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Yu Yao, diretor da ZTE no Rio de Janeiro, e Bernardo Bemvindo, do INPI. Os especialistas trouxeram perspectivas sobre o potencial da cooperação Brasil-China em diferentes áreas.

Na parte da tarde, a programação recomeçou com a fala da keynote speaker Maria Assunção Dória, gerente executiva de Reservatórios da Petrobras, que apresentou os avanços da empresa em pesquisa e desenvolvimento. Logo depois, o terceiro painel mergulhou no debate sobre o papel de Brasil e China no futuro da indústria petrolífera, com Hu Xuefeng, da CNOOC, Julio Leite, do CENPES/Petrobras, Cao Minquan, da CNPC Brasil, e Mariana França, da ANP. A mediação foi de Gustavo Robichez, coordenador de Parcerias e Inovação da PUC-Rio, que ressaltou a importância estratégica do setor energético para ambos os países.


Encerrando a programação temática, o quarto painel tratou dos desafios e oportunidades na transição energética, tema de grande relevância para o futuro da cooperação internacional. Estiveram presentes Adriana Waltrick, CEO da Spic Brasil, Wang Xiaogang, CTO da State Grid Brazil, Leandro Rua, diretor executivo da Mingde Energy Storage, e Vinicius de França Machado, gerente de P&D do CENPES. A discussão, mediada por Claudia Trevisan, diretora executiva do CEBC, destacou a busca por soluções sustentáveis e inovadoras para garantir segurança energética e desenvolvimento de longo prazo.


O evento foi patrocinado pela Invest.Rio, realizado pelo Instituto ECOA PUC-Rio e apoio do CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China), Instituto Confucius PUC-Rio e Consulado Geral da China no Rio de Janeiro.

O China-Rio: Pontes para Inovação construíu um espaço de integração entre governo, universidade e mercado, fortalecendo o diálogo para construção de caminhos de colaboração internacional.

A gravação está disponível na plataforma de vídeos da PUC-Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Assine a nossa newsletter!

E mantenha-se
sempre atualizado